PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


No dimensionamento de redes de alimentação de cidades, um dos dados essenciais é o posicionamento do tanque de pressurização do sistema de abastecimento Considere que a figura abaixo representa as quadras de um determinado loteamento e P as cotas geométricas, a partir disso escolha a alternativa que define de melhor posicionamento do tanque de abastecimento de água e a sua justificativa considerando apenas as cotas geométricas (desconsidere o impacto das distâncias horizontais dos pontos):


O tanque de abastecimento deve ser colocado no ponto P15 por se tratar da cota média no loteamento em questão evitando muita pressão estática nos pontos mais baixos e pouca pressão dinâmica nos pontos altos.


O Tanque de abastecimento deve ser posicionado no ponto P13, por se tratar do ponto de menor cota evitando grande pressurização estática da rede nos pontos mais altos


O tanque de abastecimento deve ser colocado no ponto P4 por se tratar do ponto de maior cota geométrica garantindo menor pressão dinâmica nos pontos mais altos


O tanque de abastecimento deve ser colocado no ponto P15 por se tratar da cota média no loteamento em questão evitando muita pressão dinâmica nos pontos mais baixos e pouca pressão estática nos pontos altos


O tanque de abastecimento deve ser colocado no ponto P4 por se tratar do ponto de maior cota geométrica garantindo maior pressão dinâmica nos pontos mais altos.

Sobre a  rede de abastecimento de água na Roma Antiga  podemos afirmar que:


D) Era realizada por meio de aquedutos, que são  tubos de latão subterrâneos que levavam a água por um intrincado sistema de ramificações ,  e funcionava pela ação de bombeamento.


A) Contava com um excelente sistema de abastecimento de água e era realizado por meio de sulcos nas vias e calçamentos de pedras.


C) Chegou a atingir 50 km por meio de grandes aquedutos elevados, um sistema de excelente qualidade e existentes na maioria das cidades do Império Romano.


B) Não apresentava uma excelente qualidade  mas  o abastecimento de água existia na maioria das cidades do Império.


E) A cidade de Pompéia, pertencente ao Antigo Império Romano, representava sua riqueza por meio de seu sistema viário. Mas a maior parte das casas não tinha um sistema de abastecimento de água que fosse individualizado.

No Brasil, em fins do século XIX, aparecem as redes de energia elétrica.

Quais assertivas explicam melhor os impactos no desenvolvimento urbano a partir das redes de energia elétrica no início do século XX nas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo?

 I)Os bondes no Rio de Janeiro usavam tração animal e com a energia elétrica houve uma mobilidade maior para bairros mais distantes.

II)O sistema de energia elétrica foi utilizado primeiro nas ruas públicas e somente 80 anos depois pode ser expandido para as residências, comércios e indústrias.

III) O sistema de energia elétrica possibilitou uma rápida expansão a todos os bairros das cidades, tornando-se uma política inclusiva a toda a população.

IV) O gás, antecedeu o sistema de energia elétrica e foi introduzido inicialmente em São Paulo. Na década de 1860, todas as ruas do bairro da atual Praça da Sé eram iluminadas a noite por duzentos lampiões a gás.

Estão corretas as afirmativas


Somente a I.


As questões I e IV.


As questões III e IV.


Somente a III.


As questões I e II

    Quanto à tecidos urbanos e malha urbana,  podemos considerar que :


Ruas com forte declividade não stão sujeitas à erosão.


O  traçado não-ortogonal , com  lotes irregulares terão importantes ganhos  de área útil.


Os traçados de ruas curvilíneas tem um trânsito menos fluido para o tráfego de veículos. Em compensação, os lotes ficam melhor posicionados. Neste tipo de via a habitação tem prioridade.


O tecido urbano é configurado exclusivamente pelo contorno das áreas livres, ou seja, parques, praças e áreas verdes.


O perfil longitudinal de uma via  deve procurar acompanhar, dentro do possível, os contornos dos corpos d’água.

   A arborização urbana e a vegetação urbana têm muitas funções dentre elas:

 

I) amortecem o som, amenizando a poluição sonora.

II)  auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas  folhas.

III)  seu sombreamento provoca calor pois suas folhas impedem a passagem do vento.

IV) aumentam o impacto da água de chuva impedindo a devida drenagem.

 

 Estão corretas:

 


As afirmativas II e IV, somente.


As afirmativas I e II, somente.


As afirmativas II, III e IV.


As afirmativas I e III, somente.


As afirmativas I , III e IV.

Dimensione, ou seja determine o menor diâmetro possível (utilize diâmetros comerciais) para o trecho 1-2 (extensão do trecho igual a 36,00m) da rede de abastecimento abaixo, considerando os parâmetros de velocidade máxima e pressão disponível (mínima de 10 mca). Para o dimensionamento considerar 5 moradores por lote, um consumo per capita de 300 l/habxdia e sendo que o nível mínimo de água no Reservatório ( ponto 1) é igual a 540,00 e a cota do terreno no ponto 2 é igual a 527,00. K1 = 1,3 e k2 = 1,6. Diâmetros comerciais : 50mm, 75mm, 100mm, 150mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm. Utilizar o Coeficiente de Hazzen Williams – C = 140. Considerar os nós 6 e 7 como fictícios.


D = 100mm


D = 75mm


D = 50mm


D = 200mm


D = 150mm

Qual deve ser o  menor diâmetro possível de uma rede de esgoto, de modo que atenda os parâmetros de tensão trativa, velocidade e altura da lâmina de água, para transportar uma vazão de 25 l/s e uma declividade de 1,30%, sendo a rede de esgoto de material de PVC (n = 0,011). Utilize os diâmetros comerciais D = 100mm, 150mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm e .......


D = 150mm


D = 100mm


D = 200mm


D = 300mm


D = 250mm

A classificação dos sistemas de infraestrutura urbana seguem a subsistemas técnicos setoriais como: a) Subsistema Viário,  b) Subsistema de Drenagem Pluvial, c) Subsistema de Abastecimento de Água, d) Subsistema de Esgotos Sanitários, e)   Subsistema Energético;  e Subsistema de Comunicações.

Defina qual assertiva está correta:

 


a rede de drenagem que compõe-se de uma ou mais redes de circulação, serve para receber veículos, bicicletas, pedestres e outros.


O subsistema viário urbano deve se amoldar a configuração topográfica e é composto de vias para o tráfego de  veículos e pedestres. Também pode incluir uma ciclovia.


O subsistema viário consiste nas redes de circulação da cidade formado por rios, córregos, pontes e estradas.


o subsistema energético, é formado por duas redes simétricas e opostas: a rede positiva de energia, ou seja a entrada; e a rede negativa, ou seja o consumo e fuga da energia.


O subsistema de abastecimento de água é o que está mais vinculado aos usuários pois conduz fluídos, ressaltando a sua importância.

Quanto aos aspectos econômicos , ambientais e sociais dos subsistemas de infraestrutura urbana, é certo afirmar que:


No subsistema de drenagem de águas pluviais , para seu melhor funcionamento, é recomendável que as bocas de lobo não fiquem localizadas no cruzamento das vias , pois atrapalham o fluxo de veículos.


Um aspecto importante para se obter economia na execução e manutenção das redes de abastecimento de água é a profundidade de colocação das tubulações. Recomenda-se que estas tubulações não sejam colocadas em grandes profundidades, já que as de esgotos devem estar sempre abaixo da rede de distribuição de água, por razões de segurança e higiene.


O subsistema viário não ocupa uma grande parcela do solo urbano, sendo de fácil operação, e baixos custos de instalação e manutenção.


O subsistema de energia é constituído pelas redes de energia elétrica e a de gás. A energia a gás combustível no Brasil, é bastante expressiva, considerando as recentes descobertas de gás natural no país.


Quanto a relação entre o investimento em infraestrutura e o crescimento econômico, não se justifica este investimento, devido aos altos impostos que recaem sobre a população, não tendo benefício social ou econômico, nas áreas em que tem infraestrutura.

Dimensionae a rede compreendida entre os poços de visita 2 e poço de visita 3. O dimensionamento deve compreender o menor diâmetro possível, velocidade máxima de 5,00 m/s e a relação de Y / D ( relação entre a altura da lâmina de água pelo diâmetro) menor que 0,8. Chuva de contribuição das respectivas Bocas de Lobo são :  BL 1 = 0,20 m³/s, BL 2 = 0,10 m³/s, BL 3 = 0,15 e BL 4 = 0,15 m³/s. A vazão da chuva de contrbuição do trecho PV1 - PV2 é de 0,30 m³/s. Dado n = 0,013. Utilize os diâmetros comerciais - DN : 400mm, 500mm, 600mm, 700mm, 800mm, 1000mm e 1200mm


D = 500mm


D = 700mm


D = 600mm


D = 400mm


D = 800mm

Páginas: 12345678910
1112